Realizou-se em 19 e 20 de outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o XIX Congresso Nacional da Ordem dos Engenheiros que reuniu 803 Congressistas. Os trabalhos ocuparam um total de 20 sessões de índole protocolar, técnica e profissional, com a intervenção de 72 oradores e de 30 participantes em painéis de debate.
O XIX Congresso da Ordem dos Engenheiros foi dedicado ao reforço da participação da Engenharia na procura de soluções face à sustentabilidade na utilização dos recursos terrestres e marítimos, bem como à identificação de medidas que melhorem o acesso dos setores sociais – Estado, empresas e particulares – aos serviços prestados pelos Engenheiros, sem esquecer o debate sobre a formação de base destes profissionais.
No encontro foi analisado o novo regime jurídico das Associações Públicas Profissionais (Proposta de Lei N.º 87/XII/1.ª), o sistema de ensino de Engenharia e tecnologia, a retoma e o crescimento económico nacional, o ordenamento do território, o património construído de índole urbana, o investimento estrangeiro nos recursos naturais, as políticas públicas de desenvolvimento de infraestruturas, a conjuntura de crise e a legislação que envolve a prática da Engenharia.
De salientar, ainda, o contrato assinado com a FEANI, que constitui a Ordem dos Engenheiros como a entidade que em Portugal tem a competência para emitir o Cartão Europeu de Engenharia (Engineering Card).
O Congresso de 2012 encerra o ciclo de comemorações do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros, período em que esta Associação Profissional reforçou o seu posicionamento ao serviço da Engenharia e do País.