Comunicações

O Congresso da Ordem dos Engenheiros é uma organização de índole técnica, científica e profissional, constituindo um momento de debate e reflexão onde, não descurando os aspetos específicos da profissão, se vem fomentando a participação dos Engenheiros e da Engenharia Portuguesa nas matérias mais relevantes para o funcionamento da Sociedade e da Economia, usualmente através da escolha de temas que se ajustam às preocupações estratégicas contemporâneas.

Neste XIX Congresso pretendeu-se salientar a necessidade do reforço da participação da Engenharia, enquanto corolário operacional do progresso científico e tecnológico, na procura de soluções para os problemas emergentes, face aos constrangimentos da sustentabilidade na utilização e aproveitamento dos recursos disponíveis nos territórios terrestre e marítimo, sob jurisdição nacional. Pretendeu-se igualmente identificar medidas que melhorem o acesso dos setores sociais – Estado, empresas e particulares – aos serviços prestados pelos Engenheiros.

Presença obrigatória em todas as iniciativas da Ordem dos Engenheiros é a preocupação com a formação de base dos Engenheiros e com a atratividade de talento e capacidade, elementos fundamentais para a garantia da qualidade dos serviços prestados, numa área de intervenção profissional onde a exigência de confiança pública é incontestável.

Na vertente profissional, foi abordada a problemática da empregabilidade e da mobilidade profissional, assim como a afirmação do rigor nos procedimentos de reconhecimento e de qualificação. Num contexto de crise reforça-se a necessidade de critérios exigentes na aplicação dos recursos nacionais e na definição das políticas públicas, só possíveis com a intervenção de profissionais bem preparados e atualizados.

O Congresso de 2012 encerrou o ciclo de comemorações do 75.º aniversário da Ordem dos Engenheiros, período em que esta Associação Profissional reforçou o seu posicionamento ao serviço da Engenharia e do País.

Aceda às Comunicações da Sessão de Abertura, Sessão Plenária, Sessões Paralelas e Sessão de Encerramento.

Apresentações disponíveis até à data.

Discurso do Sr. Bastonário, Eng. CarlosMatias Ramos
  Notas mais significativas do Congresso

Patrocínios Prata

Patrocínios Bronze